Remoção, adequação e distribuição consciente de sucata.

Nossos Serviços

Nossos Serviços

Coletamos, pesamos, separamos, processamos, armazenamos e distribuímos.

Os metais ferrosos são basicamente compostos de sucatas de ferro e possuem propriedades magnéticas. O aço, uma liga de ferro contendo carbono, é de longe o metal mais reciclado no mundo, provindo de processos industriais ou pós-consumo como contêineres, veículos, maquinário industrial, e materiais de construção.

Os aços longos, como vergalhão (aço para construção civil), arame, prego fio-máquina e perfil, são fabricados em mini-mills ou aciarias elétricas (equipamentos onde o metal é fundido). Neste tipo de processo produtivo, o aço é resultado da mistura de sucata, elementos de liga e fundente. As usinas integradas, que fabricam aços planos, também utilizam sucata no processo de produção, mas em menor escala.

Aço é 100% reciclável. Sua sucata pode ser transformada infinitas vezes em um novo aço sem perda de qualidade. O metal pode ser fabricado a partir da combinação minério de ferro e carvão, aquecidos em alto-forno, ou por meio da reciclagem da sucata de aço, feita em forno elétrico.

A sucata de estamparia é o material proveniente das sobras dos processos de produção que envolve corte e moldagem de chapas de aço para a fabricação de uma grande variedade de produtos.

A reciclagem da sucata de ferro é uma antiga forma de reuso do material. No Império Romano os soldados já refundiam as armas e utensílios. No Brasil, cerca de 2.500 empresas compõem o setor de reciclagem de ferro. Estima-se que 1,5 milhão de pessoas estão envolvidas direta e indiretamente na coleta, processamento e comercialização, levando a sucata ferrosa ser responsável por 30% da produção de aço do país.

Diferentemente dos demais resíduos, o aço não vai parar em aterros sanitários ou lixões. Grande parte do descarte é encaminhada aos ferros-velhos e empresas certificadas facilitando o retorno do material. Existe uma estrutura organizada de coleta, junto a separação, corte e prensagem dos materiais, fatores esses cruciais para que a reciclagem ocorra.

Coleta

Pesagem

Separação

Processamento

Armazenagem

Distribuição

TOPO